O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária referente à safra 2025 alcançou R$ 1,41 trilhão, apresentando um aumento de 11% em relação à safra 2024. Segundo dados de janeiro deste ano, os produtos que mais se destacaram foram café, mamona, cacau, amendoim, milho e soja, com aumentos expressivos em suas produções. Por outro lado, algumas culturas como batata-inglesa, tomate, banana, trigo e arroz tiveram variações negativas significativas.
Na pecuária, a bovina foi a atividade que mais evoluiu, seguida por aves, suínos e leite. A produção de ovos, por sua vez, apresentou uma redução de 5,6%, devido a um recente reajuste nos preços que não foi considerado neste período.
Considerando as 17 culturas levantadas, a atividade de lavoura teve um aumento de 11,0%, enquanto a pecuária bovina, suína, frango, leite e ovos juntas registraram um aumento de 10,9%.
Os valores da produção foram liderados pela soja, seguida pelo milho, cana-de-açúcar e café, totalizando mais da metade do VBP apurado. Na pecuária, a bovinocultura teve o maior faturamento, seguida pela avicultura e pelo leite.
O crescimento no preço de produtos como café, cacau e milho, além do aumento na produção de mamona, amendoim e soja, foram os principais fatores que impulsionaram o VBP dessas culturas. Na pecuária, o aumento de preço foi o fator determinante, com exceção dos ovos, que tiveram uma queda de 5,6% nos preços.
O Valor Bruto da Produção é calculado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola do Mapa, com base nos dados de produção do IBGE e da Conab, assim como nos preços vigentes no período apurados pelo Conab e pelo Cepea/Esalq, utilizando o IGP-DI da FGV como índice de deflação a partir de janeiro de 2025.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária