De 25 a 28 de junho, o Rio de Janeiro sediou o Simpósio Latino-Americano e Caribenho sobre Pesquisa de Carbono do Solo, um importante evento na área de sustentabilidade agrícola, que se insere na série de eventos “Trilha da COP 30”. O encontro reuniu gestores públicos, pesquisadores, especialistas e profissionais do setor agropecuário, com o objetivo de discutir as práticas relacionadas ao carbono, à saúde do solo e à agricultura regenerativa, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e a segurança alimentar tanto em nível regional quanto global.
Durante os três dias de atividades, o simpósio proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências e a apresentação de projetos inovadores. Os participantes debateram os desafios enfrentados na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, enfatizando a importância da preservação da saúde do solo como um pilar fundamental para o futuro da agricultura na América Latina e no Caribe.
Um dos tópicos centrais discutidos foi o progresso derivado da iniciativa “4 por 1000”, que visa aumentar a quantidade de carbono armazenado no solo. Essa abordagem já gerou avanços significativos na contabilização de carbono, permitindo que a agropecuária possa usufruir de benefícios econômicos por meio de mecanismos de mercado, como créditos de carbono. Tal movimento indica uma evolução na forma como as práticas agrícolas podem se integrar às políticas de sustentabilidade e mitigação das mudanças climáticas.
Durante o simpósio, foi apresentada a proposta denominada Resilient Agriculture Implementation for Net Zero Land Degradation (RAIZ). Esta agenda de ação busca impulsionar o financiamento para a recuperação de áreas degradadas, promovendo a segurança alimentar, mitigando as mudanças climáticas e conservando a biodiversidade. RAIZ será apresentada a countries parceiros com o intuito de desenvolver um plano de trabalho que será discutido na COP30, alinhando-se às metas globais do Acordo de Paris.
O evento foi organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em colaboração com diversas instituições acadêmicas e de pesquisa. A Trilha da COP 30, por sua vez, compreende uma série de eventos que buscam fomentar debates e apresentar pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentável da agropecuária, preparando o terreno para ações eficazes que serão discutidas durante a Conferência. Essa iniciativa vital visa não apenas o auxílio na formulação de políticas, mas também a promoção de tecnologias inovadoras que sustentem a agropecuária em uma escala global.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária