logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Servidores do Ministério da Agricultura em SP adotam drones para fiscalização de OGMs.

COMPARTILHE

Servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Estado de São Paulo passaram por uma capacitação sobre o uso de drones na fiscalização e já estão adotando a tecnologia em campo. A primeira operação ocorreu recentemente, quando uma aeronave não tripulada sobrevoou e mapeou áreas experimentais de cana-de-açúcar geneticamente modificada. A fiscalização com drones facilita o trabalho, reduzindo a exposição dos servidores a condições adversas e minimizando deslocamentos.

Os dados e imagens captados pelos drones permitem realizar medições e comparar o que está no campo com os dados apresentados pelas empresas fiscalizadas. Essa tecnologia é particularmente útil em ensaios que envolvem Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), sendo regulamentada com medidas de biossegurança aprovadas pela comissão técnica nacional de biossegurança.

O uso de drones torna a ação de fiscalização mais ágil e eficaz, permitindo registros importantes para esse tipo de operação. Com especialistas no assunto e equipamentos disponíveis, o Mapa em São Paulo está incorporando essa tecnologia em suas atividades. Os servidores foram capacitados desde a parte teórica até a prática de voo, garantindo que todos os procedimentos sejam feitos de acordo com a legislação vigente.

Todas as autorizações para os voos, mesmo em operações de fiscalização, foram obtidas junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e as aeronaves estão devidamente cadastradas na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A intenção é aumentar o uso dos drones nas fiscalizações até 2025, com a chegada de mais aeronaves não tripuladas de última geração, incluindo uma com sensor termal para operações noturnas ou em condições de baixa visibilidade.

Com a incorporação da tecnologia dos drones, o Mapa em São Paulo busca fortalecer suas ações de fiscalização, tornando o trabalho dos auditores fiscais mais eficiente e seguro. Para mais informações, a imprensa pode entrar em contato através do e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade