Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária participaram de um importante encontro internacional em Roma, na Itália, juntamente com representantes do setor florestal de países com florestas tropicais em diferentes regiões do mundo. O objetivo do evento foi promover o intercâmbio de conhecimentos e a divulgação de novos dados florestais que possam contribuir para a proteção, restauração e uso sustentável das florestas.
Durante o fórum, foram apresentadas iniciativas e soluções tecnológicas inovadoras para ampliação das áreas de floresta plantada, bem como para redução e monitoramento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), visando à sustentabilidade econômica e ambiental.
A coordenadora de Economia Florestal do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas do Ministério da Agricultura, Carolina Saraiva, compartilhou as principais ações do governo brasileiro para o setor, como o Plano Floresta+Sustentável e o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas e Florestas Sustentáveis, que buscam promover o desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas e a integração de políticas públicas voltadas à mitigação de impactos ambientais.
Segundo o Secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, é fundamental apresentar as iniciativas brasileiras de conservação e preservação das florestas em eventos como este, demonstrando o compromisso do Brasil em desenvolver políticas públicas que promovam a sustentabilidade ambiental e econômica, ao mesmo tempo em que auxiliam os agricultores a produzir de forma mais sustentável.
Além dos representantes do Ministério da Agricultura, também estiveram presentes no evento membros dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da Ciência, Tecnologia e Inovações. O encontro foi uma oportunidade de troca de experiências e conhecimentos entre os países participantes, visando a construção de um futuro mais sustentável para as florestas em todo o mundo.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária