logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Resultado negativo para doença de Newcastle em propriedades do Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE

Três supostos casos de doença de Newcastle (DNC) foram descartados no último sábado (20), após análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP) terem resultado negativo para o vírus.

As amostras foram coletadas em três propriedades suspeitas localizadas na zona de proteção estabelecida para DNC pela equipe de vigilância e defesa sanitária animal do Rio Grande do Sul, em conjunto com a equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que o trabalho conjunto do Governo, Casa Civil, Ministério da Defesa e Força Aérea Brasileira (FAB), foi fundamental para o rápido processamento das amostras e descarte da possibilidade de novos focos da doença.

Os resultados negativos são uma boa notícia e indicam a eficácia das medidas de prevenção adotadas. As barreiras sanitárias estão sendo montadas na região do Vale do Taquari para controlar a movimentação de aves e evitar a entrada de possíveis novos focos da doença.

A população pode ficar tranquila em relação ao consumo de carne de frango e ovos, inclusive da região afetada, pois os produtos avícolas inspecionados pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) continuam seguros e aptos para consumo.

A doença de Newcastle é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sintomas respiratórios, manifestações nervosas, diarreia e edema na cabeça. No Brasil, os últimos casos confirmados ocorreram em 2006, em aves de subsistência nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

As investigações epidemiológicas continuam na zona de vigilância de proteção e em todo o Rio Grande do Sul para garantir a segurança e saúde das aves e da população. Para mais informações, o contato com a imprensa pode ser feito pelo e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade