Representantes dos países do BRICS estão reunidos em Brasília para discutir questões relacionadas à agricultura e pecuária. O grupo, composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, participa da 2ª reunião presencial do Grupo de Trabalho de Agricultura, coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
Durante o encontro, os participantes buscam finalizar documentos estratégicos que abordam desafios globais como a fome, a degradação do solo, a certificação eletrônica e a sustentabilidade da produção agropecuária. O objetivo é criar a Parceria dos BRICS para a Restauração de Terras, visando recuperar terras degradadas, conservar solos e usar de forma mais eficiente os recursos hídricos.
Além disso, os representantes discutem o Plano de Ação 2025–2028, que irá orientar a cooperação agrícola entre os países do bloco nos próximos quatro anos. Esse plano inclui metas práticas em áreas como segurança alimentar, produção sustentável, inovação e financiamento agrícola, e facilitação do comércio internacional de produtos do agro.
A reunião também busca aproximar a agenda do BRICS das questões enfrentadas pelos agricultores, buscando beneficiar pequenos agricultores, mulheres rurais, pescadores artesanais e jovens do meio rural. A expectativa é que a reunião ministerial consolide compromissos e abra caminho para uma atuação mais coordenada do bloco no enfrentamento dos desafios.
O Brasil, país que exerce a presidência rotativa do BRICS neste ano, destaca a importância da agricultura como pilar para o desenvolvimento sustentável e busca promover soluções comuns que unam crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária