Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) estiveram presentes em Santos (SP) para discutir a importância da melhoria nos controles de qualidade e rastreabilidade na cadeia de exportação de grãos. Durante o 1º Santos Grain Day 2025, na Associação Comercial de Santos, participaram associações de produtores, exportadores, certificadores e representantes do Poder Público.
O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso, enfatizou que a exportação de grãos do Brasil é uma responsabilidade compartilhada por todos os envolvidos na cadeia. Ele ressaltou a importância do controle de qualidade, identidade e segurança dos produtos vegetais para manter o nível de exportação e garantir a satisfação dos mercados compradores.
Caruso destacou a necessidade de seguir as normas brasileiras e dos países de destino, além de implementar programas de autocontrole nas empresas exportadoras. O Mapa realiza auditorias e supervisões nos terminais para garantir a conformidade dos produtos. Atualmente, existem cerca de 6 mil empresas registradas no Mapa na área de qualidade vegetal, sendo que metade delas possui habilitação para exportação.
Além disso, durante o evento foi apresentado o sistema e-Phyto, uma ferramenta de certificação eletrônica que facilita as relações comerciais entre os principais mercados mundiais. Segundo Eduardo Porto Magalhães, coordenador-geral da Certificação da Secretaria de Defesa Agropecuária, o e-Phyto padroniza a troca de informações de forma mais eficiente e econômica.
O subsecretário de Tecnologia da Informação do Mapa, Camilo Mussi, também compartilhou os avanços da instituição na informatização de processos e na eliminação do uso de papel. Ele ressaltou a agilidade do registro de estabelecimentos no Sistema de Inspeção Federal (SIF) simplificado, entre outras melhorias.
Diversos coordenadores do Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) estiveram presentes no evento, demonstrando o compromisso do Mapa com a qualidade e segurança dos produtos exportados. O superintendente do Mapa em São Paulo, Estanislau Steck, também participou do evento, que reuniu profissionais e especialistas do setor.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária