Representantes da Administração Geral de Alfândega da China (GACC) visitaram o Porto de Santos nesta quinta-feira (26) para se reunir com a Autoridade Portuária e conhecer um dos terminais de exportação de grãos. A comitiva, liderada pelo vice-ministro chinês, teve a oportunidade de ver de perto a estrutura, o sistema de controle e os processos realizados no porto. Eles foram recebidos por autoridades do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Durante a visita, os representantes chineses ficaram impressionados com os procedimentos de controle e amostragem de grãos realizados pelos auditores fiscais agropecuários no porto. A China é o principal parceiro comercial do Brasil no setor agrícola, sendo responsável por uma grande parcela das exportações do país.
No Brasil, as exportações agrícolas para a China totalizaram cerca de US$ 38 bilhões nos primeiros oito meses deste ano, com destaque para o complexo da soja. Em uma reunião realizada em Brasília na terça-feira (24), o Ministério da Agricultura e a comitiva chinesa discutiram questões estratégicas para ampliar o comércio agrícola entre os dois países, incluindo a revisão e atualização de protocolos sanitários e fitossanitários.
A parceria entre Brasil e China no setor agrícola é fundamental para o desenvolvimento econômico de ambos os países. Essas visitas e reuniões técnicas contribuem para fortalecer ainda mais as relações comerciais e criar um ambiente favorável para o crescimento mútuo. Para mais informações, a imprensa pode contatar o Ministério da Agricultura através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária