Nesta sexta-feira (4), a Rainha consorte da Dinamarca, Mary Donaldson, juntamente com o Ministro dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, Lars Aagaard, realizaram uma visita à Embrapa Cerrados, um centro de pesquisa agrícola dedicado aos desafios e oportunidades relacionados aos impactos da agricultura sobre a biodiversidade e o meio ambiente no Brasil.
Durante a sua passagem, a Rainha teve a oportunidade de conhecer a Vitrine de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta da Embrapa Cerrados, onde são cultivados diversos tipos de culturas, como milho, sorgo, trigo, girassol, capim braquiária e eucalipto. Essa tecnologia permite que a produção de grãos e carne no Brasil seja duplicada sem a necessidade de desmatar novas áreas, possibilitando múltiplas colheitas em uma única safra.
Além disso, a Rainha plantou uma muda de ipê-amarelo, uma árvore típica do Cerrado brasileiro, simbolizando os interesses comuns entre o Brasil e a Dinamarca em prol de uma agricultura mais sustentável e da preservação da biodiversidade.
Os pesquisadores da Embrapa mostraram duas tecnologias durante a visita. A Bioanálise de Solo, que promove a saúde do solo resultando em maior produtividade e redução da necessidade de insumos químicos, e o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que consiste na implantação de diferentes sistemas produtivos na mesma área.
Atualmente, mais de 17 milhões de hectares no Brasil têm produção em sistemas integrados, trazendo benefícios comprovados pela pesquisa. A implantação de ILPF em apenas 15% da área é capaz de neutralizar a emissão de carbono de toda a propriedade rural.
A visita da Rainha consorte da Dinamarca à Embrapa Cerrados ressalta a importância da cooperação entre os países na promoção de uma agricultura sustentável e inovadora, visando o desenvolvimento mútuo de sistemas agrícolas e pecuários.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária