Nesta terça-feira (3), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou do lançamento da 3ª edição do Projeto de Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios Públicos de Municípios (ConSIM) em Salvador, Bahia.
Durante o evento, Fávaro assinou um protocolo de intenções para a integração de 39 consórcios públicos municipais ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
O Projeto ConSIM tem como objetivo orientar os consórcios públicos de municípios para desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, possibilitando a integração ao Sisbi-POA e ampliando o comércio para todo o território nacional, antes limitado ao município.
Além da Bahia, os estados contemplados nesta edição são Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, beneficiando uma área de abrangência de 768 municípios.
Desde a implementação do programa em 2006, foram certificados 308 municípios até 2022. Com os municípios já integrados e os que estão em processo de certificação, o número total de municípios certificados chegará a 1.561.
Através do Projeto ConSIM, o Ministério da Agricultura e Pecuária busca promover a regularização sanitária de produtos de origem animal, garantindo alimentos mais seguros para a população brasileira, valorizando as agroindústrias familiares e gerando empregos e aumento de renda aos produtores.
Durante o evento, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Wallison Tum, destacou a importância do fortalecimento dos consórcios baianos e o potencial da agroindústria local com a ampliação do comércio para todo o Brasil.
Com diversas edições realizadas, o Projeto ConSIM já beneficiou diversos consórcios públicos municipais em diferentes estados, promovendo o desenvolvimento regional e a segurança alimentar no país.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária