Publicidade

Publicidade

Oficina discute ações de recuperação e conversão de áreas degradadas em Minas Gerais.

COMPARTILHE

Gestores públicos e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário de Minas Gerais se reuniram em Belo Horizonte na última sexta-feira (26) para participar da Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas.
O principal objetivo do evento foi compartilhar e validar dados, identificando ações e áreas prioritárias para a recuperação e conversão de pastagens no estado, que possui cerca de 16 milhões de hectares passíveis de intervenção.
Essas diretrizes visam apoiar a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis, em linha com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030, contribuindo para o aumento da renda dos agricultores, a preservação ambiental e a segurança alimentar.
O superintendente Federal de Agricultura de Minas Gerais, Éverton Augusto Paiva Ferreira, destacou a importância da oficina ao reunir diversos parceiros e entidades atuantes em programas de desenvolvimento e sustentabilidade voltados para a pecuária leiteira e de corte, segmentos fortes no estado. Ele ressaltou a necessidade de alinhamento de diretrizes para obter melhores resultados no setor agropecuário mineiro.
A Oficina sobre as Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas foi promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em parceria com o Instituto Cidadania e Sociedade, Centro de Inteligência e Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável, Consultoria Agroícone, Esalq/Gpp, Olab e Colab. Esta foi a terceira edição do evento, que faz parte de uma agenda de 10 encontros programados em estados com grande número de propriedades rurais com áreas de baixo e médio vigor produtivo.
Além disso, outras oficinas estaduais foram realizadas em Campo Grande e estão programadas para Salvador, com o objetivo de definir estratégias para o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em cada região.
O PNCPD foi criado em dezembro de 2023 com o objetivo de coordenar políticas públicas voltadas para a conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis. Dentre as atividades previstas estão a adoção de tecnologias sustentáveis, o mapeamento de áreas prioritárias, o financiamento a produtores rurais e o desenvolvimento de planos de negócios de acordo com as necessidades locais e regionais.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade