Nesta quarta-feira, foram concluídas as obras de ampliação e modernização dos aeroportos em Mato Grosso. Os terminais beneficiados foram os de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta. Com um investimento de mais de R$ 372 milhões do Novo PAC, as reformas incluíram a adequação dos terminais, pátios e pistas, proporcionando maior segurança e conforto aos passageiros. Desse valor, R$ 317,2 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Durante o evento, foi ressaltada a importância das obras para a região e os benefícios para o comércio exterior. Além disso, foi enfatizado o impacto positivo das iniciativas na promoção das exportações locais, com a internacionalização do aeroporto de Cuiabá e a conexão direta com países da América do Sul.
No Aeroporto Internacional de Cuiabá, foram realizadas melhorias operacionais e a requalificação do terminal, incluindo reforma, ampliação e modernização dos espaços, bem como a implementação de atualizações, como o novo sistema de ar-condicionado. Nos aeroportos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, foram construídos novos terminais de passageiros, maiores e mais modernos, além de intervenções que melhoraram a segurança operacional.
As obras geraram 2.200 empregos, entre diretos e indiretos, e os aeroportos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) movimentaram cerca de 3,5 milhões de passageiros em 2023. O ministro Silvio Costa destacou o impacto positivo da iniciativa na infraestrutura da aviação e no desenvolvimento turístico do estado, anunciando também a autorização para o aeroporto de Porto Alegre do Norte.
O ministro Jader mencionou outros investimentos em andamento no estado, como a obra da BR158 no contorno da reserva indígena, o trecho da BR242 e a otimização do contrato da BR-163, que garantirá mais investimentos para Mato Grosso.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária