logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Novo modelo de parceria na agricultura visa impulsionar desenvolvimento sustentável na região da Baixada Cuiabana.

COMPARTILHE

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruha, estiveram presentes na cerimônia de apresentação da criação da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Baixada Cuiabana. O evento aconteceu na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária, em Várzea Grande (MT).

A Umipi será instalada no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), em uma área anteriormente utilizada pela Empaer para pesquisa em piscicultura. Esta unidade estará vinculada à Embrapa Agrossilvipastoril, um centro de pesquisa da Embrapa sediado em Sinop (MT).

O ministro Fávaro destacou que a inauguração da Umipi trará benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social da região, possibilitando a exploração do potencial agrícola da Baixada Cuiabana. A nova unidade irá complementar os setores de indústria, comércio e serviços da região, contribuindo para a redução das desigualdades econômicas.

Silvia Massruha, presidente da Embrapa, enfatizou a importância de trazer tecnologias que agreguem valor aos sistemas de produção da região, favorecendo os pequenos produtores na adoção de práticas sustentáveis.

A Unidade de Pesquisa e Inovação da Baixada Cuiabana contará com a participação de diversas instituições, incluindo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Além disso, várias unidades da Embrapa também farão parte da iniciativa.

Durante o evento, foi assinada a cessão do imóvel em Nossa Senhora do Livramento (MT) para a instalação da Umipi, em uma parceria entre a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a SFA-MT e o Mapa. Também foi firmado um Protocolo de Intenções para promover o intercâmbio técnico, científico, cultural e administrativo entre as instituições envolvidas.

Outro destaque foi a adesão dos consórcios municipais da Baixada Cuiabana ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que promete trazer oportunidades para a região. O ministro Fávaro ressaltou que essa adesão permitirá o desenvolvimento da infraestrutura necessária, de forma consorciada, melhorando o acesso dos pequenos produtores e reduzindo a burocracia.

Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), comparou a iniciativa à bem-sucedida fruticultura do Vale do São Francisco, destacando o potencial de desenvolvimento da Baixada Cuiabana.

Diversas autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor agrícola estiveram presentes no evento, demonstrando o apoio e o interesse no avanço da pesquisa e inovação na região. A criação da Umipi da Baixada Cuiabana representa um marco importante para o desenvolvimento socioeconômico local.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade