logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministros firmam acordo para incentivar agricultura irrigada e segurança energética no Brasil.

COMPARTILHE

Os ministros da Agricultura e Pecuária, de Minas e Energia e da Integração e do Desenvolvimento Regional assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para promover a integração entre agricultura irrigada e segurança energética, em conformidade com a Política Nacional de Irrigação.

O objetivo do acordo é superar desafios como a falta de infraestrutura energética e a baixa adoção de tecnologias modernas na agricultura. A iniciativa busca promover práticas alinhadas ao Plano ABC+ (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) para adaptar o setor agropecuário às mudanças climáticas, fortalecendo a segurança alimentar e energética e gerando benefícios socioeconômicos.

Durante o evento, também foi lançada a Aliança pelo desenvolvimento energético dos polos e projetos de irrigação do Brasil, envolvendo os Ministérios da Agricultura e Pecuária, da Integração e do Desenvolvimento Regional e o Ministério de Minas e Energia.

Atualmente, o Brasil utiliza apenas uma pequena parcela de seu potencial para irrigação, com a expansão da agricultura irrigada sendo vista como uma estratégia para aumentar a produtividade agrícola. Isso pode resultar na possibilidade de cultivar até três safras anuais na mesma área, além de trazer benefícios socioeconômicos, como a criação de empregos e a melhoria da renda dos produtores rurais.

A ampliação da produção de alimentos pode contribuir para estabilizar e reduzir os preços dos alimentos no mercado, beneficiando a população e fortalecendo a segurança alimentar nacional.

Em resumo, a assinatura do acordo e o lançamento da Aliança representam um compromisso do governo em promover a agricultura irrigada de forma sustentável, impulsionando o desenvolvimento do setor agropecuário e garantindo segurança energética e alimentar para a população brasileira.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade