O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu em sua sede o Ministro da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Shivraj Singh Chauhan, acompanhado de sua delegação e da presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá. O objetivo da reunião foi fortalecer as relações comerciais e intensificar a cooperação em pesquisa e tecnologia agropecuária entre Brasil e Índia.
O encontro bilateral ocorreu durante o Grupo de Trabalho de Agricultura (AWG) dos BRICS, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que acontece até amanhã. A reunião ministerial dos países do bloco também encerrará a programação.
Durante a reunião, Fávaro ressaltou a importância da aproximação entre Brasil e Índia para o fortalecimento das relações internacionais. Ele destacou a recíproca importância de uma boa relação comercial entre os países e mencionou a análise em curso para a abertura do mercado do feijão guandu brasileiro na Índia, além de outros produtos de interesse mútuo.
O Ministro também abordou a história de cooperação entre os países na genética bovina, mencionando os avanços alcançados com a Embrapa nessa área. Por outro lado, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, falou sobre a experiência da empresa no desenvolvimento de tecnologias agropecuárias ao longo dos anos.
Além disso, a delegação indiana manifestou interesse em promover intercâmbios técnicos entre os dois países, enviando representantes ao Brasil e convidando especialistas brasileiros a visitarem a Índia para compartilhar conhecimentos. A cooperação internacional para o desenvolvimento da agricultura sustentável e inovadora também foi discutida, com foco no benefício mútuo e no respeito mútuo entre as nações.
A reunião contou com a presença do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, o diretor-geral do Ministério da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Ajeet Sahu, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, e o secretário-adjunto da pasta, Marcel Moreira. Para mais informações, a imprensa pode contatar imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária