O Ministério da Agricultura e Pecuária promoveu uma reunião de trabalho do Gabinete Itinerante do Mapa na manhã desta quinta-feira em Porto Alegre (RS), com a presença dos ministros da Reconstrução e Desenvolvimento Agrário. O objetivo do encontro foi discutir as consequências dos eventos climáticos ocorridos nos últimos meses na região e buscar soluções em conjunto com o Governo Federal para auxiliar os produtores locais, sejam pequenos, médios ou grandes.
Uma das medidas anunciadas foi a suspensão, autorizada pelo Conselho Monetário Nacional, das dívidas do crédito rural com vencimento até 15 de agosto para empreendimentos em municípios gaúchos que foram declarados em situação de emergência ou calamidade pública entre 30 de abril e 20 de maio de 2024.
O ministro destacou a intenção do Governo de elaborar uma Medida Provisória até o final do mês para reestruturar o setor agrícola, considerando as diferentes necessidades de cada produtor, inclusive a possibilidade de perdão total das dívidas para aqueles mais afetados pela situação. Para isso, serão criados comitês para avaliar os casos individualmente e definir as melhores soluções.
Além disso, durante a reunião, foi anunciado um incremento no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, visando aumentar a cobertura e beneficiar um maior número de produtores na próxima safra. Também foram entregues máquinas agrícolas adquiridas com recursos de emendas parlamentares da região, totalizando um investimento de R$ 8,7 milhões e beneficiando 34 municípios.
O Ministério instituiu o Gabinete Itinerante do Mapa no Rio Grande do Sul para atender às consequências dos eventos climáticos, bem como o Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio (PERSul) com o objetivo de auxiliar na recuperação das atividades agropecuárias afetadas. Adicionalmente, foram entregues 32 máquinas agrícolas em apoio ao agronegócio das regiões atingidas, beneficiando 31 municípios no estado.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária