Ministros apresentam Plano de Escoamento da Safra para aumentar competitividade no agronegócio
Os ministros da Agricultura e Pecuária, dos Transportes e de Portos e Aeroportos se reuniram nesta quarta-feira (5) para apresentar o Plano de Escoamento da Safra 2024/2025. O objetivo do plano é reduzir os custos de transporte e aumentar a competitividade do agronegócio no Brasil no ano em que se espera a maior colheita de grãos da história.
O ministro da Agricultura e Pecuária destacou o compromisso do governo em ações estruturantes para melhorar o escoamento da safra. A produção estimada para o período é de 1.224 milhões de toneladas, sendo 322,47 milhões de toneladas de grãos, principalmente soja e milho, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.
Segundo o ministro, a safra brasileira vem crescendo a cada ano e tem superado as expectativas, com a perspectiva de uma supersafra que quebrará recordes. O crescimento não só fortalece o agronegócio, mas também impulsiona o desenvolvimento da infraestrutura. A confiança na produção em crescimento tem motivado investimentos do setor privado e público, indicando um cenário positivo para a economia.
O ministro ressaltou que a safra de grãos no Brasil não se resume apenas à produção, mas também ao escoamento por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, que movimentam mais de 1200 milhões de toneladas. Ele destacou a abertura de novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros como um dos objetivos do governo.
O ministro dos Transportes enfatizou a importância da infraestrutura de qualidade para impulsionar as exportações e a necessidade de investimentos para garantir um escoamento eficiente da safra. O governo está apostando em investimentos pesados, com um aumento significativo em relação aos anos anteriores, para fortalecer a competitividade do Brasil no mercado agrícola internacional.
As obras de recuperação e melhoria das rodovias federais estão concentradas em eixos estratégicos para a logística do agronegócio brasileiro. O ministro de Portos e Aeroportos destacou o bom momento da economia, com a retomada da confiança do mercado financeiro, a aprovação da reforma tributária e a geração de empregos e renda, atribuindo parte desse sucesso ao agronegócio brasileiro.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail Imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária