logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministros apresentam medidas de apoio para reconstrução do Rio Grande do Sul após calamidade.

COMPARTILHE

Nesta sexta-feira (30), os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, se reuniram na Federação da Agricultura do RS (Farsul) para apresentar as medidas de apoio do Governo Federal para a reconstrução do estado após os eventos climáticos adversos.

Durante a reunião, Fávaro destacou as primeiras medidas adotadas, como as resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), que permitiram às instituições financeiras prorrogarem automaticamente o vencimento das parcelas de crédito rural. Além disso, mencionou a Medida Provisória nº 1.247/2024, que concede desconto para liquidação ou renegociação de parcelas de operações de crédito para produtores gaúchos afetados pelas chuvas.

Também foi anunciada uma linha de recursos para custeio e investimento nos programas Pronamp e Pronaf, com condições especiais de pagamento, juros baixos e um Fundo Garantidor de R$ 600 milhões para dar segurança às instituições financeiras.

Outro ponto relevante foi a aprovação do Projeto de Lei para facilitar a concessão de crédito aos produtores rurais afetados pelas adversidades climáticas, além da criação do Gabinete Itinerante do Mapa e do Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no estado.

O objetivo dessas medidas é proporcionar suporte e incentivo aos agricultores e pecuaristas que sofreram perdas devido aos eventos climáticos, possibilitando a retomada das atividades e o fortalecimento do setor agropecuário no Rio Grande do Sul.

Com a chegada da resolução do CMN voltada para os produtores que tinham Seguro Rural e não foram atendidos anteriormente, o Governo Federal reafirma o compromisso em promover a reconstrução do estado e impulsionar a economia local, gerando empregos e oportunidades para a população afetada.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade