O ministro Carlos Fávaro realizou uma importante reunião em São Paulo, nesta segunda-feira (23), com representantes de diversas instituições financeiras, como Banco do Brasil, Caixa, BNDES, BNB, Basa, Sicredi, Sicoob e Bradesco, a fim de discutir o apoio aos produtores rurais afetados pelos incêndios que estão ocorrendo no país.
Durante o encontro, foi decidido que recursos do Programa de Financiamento de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) serão utilizados para auxiliar de forma emergencial os agricultores prejudicados. Esta linha de financiamento tem como objetivo financiar a recuperação de áreas degradadas. Alguns bancos deverão disponibilizar esse recurso a partir do mês de outubro, porém, em algumas instituições, ele já está disponível. Um exemplo disso foi a assinatura do acesso à linha de crédito por parte do produtor Manoel Benedito Rosa Filho, da região de Cáceres (MT), que teve 40% de sua propriedade atingida pelas chamas.
O ministro enfatizou que essa linha de crédito possui taxas de juros mais atrativas e prazos mais flexíveis para pagamento, tornando-a uma opção vantajosa para os agricultores. Alguns bancos que haviam planejado liberar parte dos recursos no ano que vem decidiram antecipar essa medida para este ano, devido à urgência da situação.
Além do ministro Fávaro, estiveram presentes na reunião o secretário de Política Agrícola, Guilherme Campos, o adjunto Wilson Vaz e o superintendente interino do Ministério da Agricultura em São Paulo, Fabio Paarmann.
Para mais informações, a imprensa pode entrar em contato através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária