logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministro Fávaro destaca transparência da agropecuária brasileira durante reunião no Uruguai.

COMPARTILHE

Durante a reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) realizada em Punta del Este, no Uruguai, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou a importância do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos, assim como do Programa Agro Brasil + Sustentável, ambos lançados no final de 2024.
O objetivo principal do CAS, fórum ministerial formado pelos ministros de Agricultura de seis países da América do Sul, é coordenar ações e definir prioridades para a agenda agropecuária regional. Durante o encontro, foram abordadas diversas questões, como o acordo entre a União Europeia e o Mercosul e o reconhecimento internacional do Brasil como livre de aftosa sem vacinação.
O ministro Fávaro também discutiu estratégias para mitigar os impactos de iniciativas ambientais nas relações comerciais, bem como avanços no Grupo de Trabalho em Gestão de Riscos e Seguro Agropecuário. O tema do seguro agrícola foi enfatizado, destacando a importância da modernização, parametrização e universalização do acesso a esse benefício para os produtores.
Além disso, Fávaro mencionou o apoio técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na COP30, que será realizada no Brasil, e convidou os países do CAS a participarem desse evento. Foi ressaltada a criação do espaço AgriBr na Embrapa Amazônia Oriental, que será utilizado durante a COP30 para promover diálogos, networking e tecnologias na área agropecuária.
A reunião também contou com apresentações da Farm e Coprofam, assim como discussões com organismos regionais sobre sanidade vegetal e desenvolvimento tecnológico agroalimentar. O CAS busca promover a integração e colaboração entre os países membros, visando ao desenvolvimento sustentável da agropecuária na América do Sul.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade