Na última terça-feira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o embaixador da República Islâmica do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, para discutirem sobre o fortalecimento do comércio bilateral de produtos agropecuários entre os dois países. Um dos principais temas abordados foi o interesse do Irã em exportar caviar para o Brasil.
Durante o encontro, Fávaro destacou a importância do Brasil em estreitar as relações diplomáticas com seus parceiros comerciais, ressaltando o Irã como um dos principais no Oriente Médio. O governo brasileiro tem buscado ampliar sua rede de adidos agrícolas, com o objetivo de agilizar processos e identificar novas oportunidades de comércio, investimentos e cooperação.
O embaixador Ghadiri também expressou o desejo do governo iraniano em expandir as relações comerciais com o Brasil, apresentando produtos agrícolas de interesse para exportação, como frutas (romã, maçã e kiwi) além do caviar. A meta é intensificar o comércio entre os países, fortalecendo uma relação comercial sólida e promissora.
Atualmente, o Irã está na 12ª posição no ranking de exportações agropecuárias do Brasil, sendo um importante destino para os produtos agrícolas brasileiros. Em 2024, as exportações para o Irã totalizaram mais de US$ 3 bilhões, sendo os principais produtos exportados o complexo da soja, cereais, farinhas e preparações, e o complexo sucroalcooleiro.
Além do ministro Carlos Fávaro e do embaixador Abdollah Nekounam Ghadiri, estiveram presentes no encontro empresários e representantes do Mapa e da Embaixada do Irã. A iniciativa demonstra o interesse mútuo em fortalecer e expandir as relações comerciais entre Brasil e Irã. Para mais informações, a imprensa pode entrar em contato através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária