O Ministério da Agricultura e Pecuária recebeu representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café para discutir as ações realizadas no setor cafeeiro em 2024 e as perspectivas para 2025. Durante o encontro, foi ressaltada a evolução da qualidade do café brasileiro, impulsionada pela implementação do padrão oficial de classificação do café torrado.
O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal realizou fiscalizações ao longo do ano, coletando amostras e identificando casos de não conformidade e indícios de fraude em algumas marcas. As apreensões de lotes impróprios para consumo fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal, visando garantir a regularização dos estabelecimentos produtores.
Na reunião, foi entregue uma placa de homenagem ao Ministério e ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, em reconhecimento ao trabalho realizado. Também foi discutida a promoção do café brasileiro em eventos de grande porte, com o objetivo de ampliar o reconhecimento internacional do produto. Atualmente, o Brasil é líder mundial em exportação e produção de café verde.
Participaram do encontro representantes do Ministério da Agricultura, da Associação Brasileira da Indústria de Café e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal. O Governo Federal e as entidades do setor estão alinhados na busca por novos patamares de qualidade e valor agregado para o café brasileiro. Para mais informações sobre os tipos de grãos cultivados no país, entre em contato através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária