logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministro da Agricultura recebe comitiva da Malásia para discutir ampliação das relações comerciais agrícolas.

COMPARTILHE

O encontro entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura e Segurança Alimentar da Malásia, Datuk Sabu, e sua comitiva teve como principal tema a ampliação das relações comerciais no setor agropecuário. A reunião aconteceu na terça-feira (20), na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília (DF).

Durante o encontro, o ministro Fávaro ressaltou o esforço do Governo Federal em fortalecer a economia do Brasil em parceria com os países do Sul Global, destacando também o trabalho da Embrapa no desenvolvimento de tecnologias para o setor agropecuário. Fávaro expressou a disponibilidade do Brasil em formalizar um acordo de cooperação com a Malásia, visando auxiliar o país asiático no desenvolvimento de tecnologias e sistemas produtivos mais eficientes através da Embrapa.

Uma proposta feita pelo ministro da Agricultura da Malásia foi a formalização de um acordo de cooperação na produção de milho em grão entre a Embrapa e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da Malásia (Mardi), visando aumentar a competitividade na política de preços.

Além disso, foram discutidos interesses mútuos em cooperar em pesquisas sobre culturas industriais e na indústria do coco. O Brasil demonstrou interesse em expandir suas exportações de frutas para a Malásia, enquanto a Malásia expressou interesse em aumentar a importação de proteínas Halal do Brasil.

Em relação às relações comerciais, dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Mapa mostram que as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Malásia totalizaram US$ 1,2 bilhão em 2023, com destaque para açúcar bruto, milho e algodão. Por outro lado, o Brasil importou US$ 100 milhões em produtos agropecuários da Malásia, com ênfase em óleos vegetais, óleo de palma e pasta de cacau.

A imprensa pode obter mais informações através do e-mail Imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade