logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministro da Agricultura participa de lançamento da Política Nacional de Transição Energética no MME

COMPARTILHE

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de uma reunião importante no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e da cerimônia de lançamento da Política Nacional de Transição Energética no Ministério de Minas e Energia (MME) nesta segunda-feira (26). Durante o evento, foram assinadas resoluções e um projeto de lei para ampliar o acesso ao Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha.
Como membro efetivo do CNPE, Fávaro ressaltou o papel do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na transição energética, destacando a importância da produção de biocombustíveis. Ele enfatizou que o Brasil é líder mundial nesse segmento, com o etanol e o biodiesel desempenhando um papel fundamental na transição energética e gerando renda e oportunidades no campo.
De acordo com o Balanço Energético Nacional 2024, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o setor da Agropecuária responde atualmente por 5% do consumo de energia no Brasil. Além disso, o Brasil se destaca no uso de recursos renováveis e biomassa, sendo responsável por 16,9% das energias renováveis, principalmente através da biomassa da cana.
A ampliação da oferta de gás natural é essencial para impulsionar a produção de fertilizantes no país, que por sua vez tem se destacado na produção agropecuária e agroindustrial de biocombustíveis, com foco também na exportação.
A Política Nacional de Transição Energética foi criada para apoiar e articular políticas públicas, aumentar a capacidade de atrair investimentos, gerar empregos e renda, e influenciar o desenvolvimento do setor energético global, proporcionando oportunidades econômicas e geopolíticas para o Brasil.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade