logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministro da Agricultura fortalece parcerias internacionais durante encontro do G20 em Mato Grosso.

COMPARTILHE

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram no município de Chapada dos Guimarães (MT) e tiveram como foco fortalecer as relações na agricultura e viabilizar projetos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Um dos pontos altos foi a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). Esse documento busca regular o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

Além disso, o Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia. As discussões com a Índia também foram bastante produtivas, reforçando o compromisso mútuo de continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas.

Em relação aos Emirados Árabes Unidos, o ministro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), reafirmando o compromisso do Brasil com a sustentabilidade e a recuperação de pastagens degradadas.

Outras reuniões bilaterais ocorreram com representantes da Itália e do Reino Unido, onde foram discutidas cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países. O ministro Fávaro reiterou a importância de parcerias internacionais para erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável e resiliente às mudanças climáticas.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade