O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou de uma reunião nesta quinta-feira (19) com representantes do setor do tabaco da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) para discutir as demandas da cadeia produtiva no Brasil.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é o maior exportador de folhas de tabaco do mundo e o terceiro maior produtor. A cadeia do tabaco abrange quase 700 municípios brasileiros, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Embora os estados do Sul sejam responsáveis por 97% da produção nacional de tabaco, com mais de 550 municípios envolvidos, estados do Nordeste, como Bahia, Sergipe, Alagoas e Paraíba, também participam da produção.
Durante a reunião, o ministro enfatizou o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) às cadeias produtivas no Brasil, destacando a importância do setor do tabaco para a geração de empregos, sustento familiar e movimentação da economia.
Em relação à safra de 2023, foram produzidas 695 mil toneladas de tabaco em uma área de 325 mil hectares, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa para 2024 é de 632 mil toneladas.
Ao final da reunião, o ministro recebeu um estudo com informações relevantes sobre a cadeia produtiva do tabaco, fornecido pelo setor.
Para mais informações, entre em contato com a imprensa através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária