logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura reforça cooperação com Tailândia visando ampliação do comércio agrícola na região.

COMPARTILHE

Na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou de uma série de compromissos estratégicos em Bangkok, na Tailândia. Representado pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, o Mapa esteve presente no Encontro dos SECOMs, SECTECs e Adidos Agrícolas do Sudeste Asiático e Oceania, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo do evento foi discutir novas estratégias e ações para expandir e fortalecer as relações econômicas entre o Brasil e os países da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e Oceania. Essa região se consolidou como o terceiro principal destino das exportações brasileiras em 2023, superando o Mercosul. Atualmente, o Brasil exporta mais para cinco economias da ASEAN – Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e Vietnã – do que para países tradicionais do G7.

Durante a missão, o secretário Luis Rua e a adida agrícola na Tailândia, Ana Carolina Lamy, se reuniram com autoridades locais para discutir temas de negociações comerciais, cooperação nas áreas de pecuária, segurança alimentar e sustentabilidade agrícola. Foram abordados o compromisso de promover o comércio entre os dois países, especialmente no setor agropecuário, e o potencial de ampliação do comércio de produtos agropecuários.

Além disso, houve discussões sobre a troca de conhecimentos em técnicas de pecuária sustentável, como o sistema “Grass-fed” no Brasil, onde o gado é criado de forma natural e alimentado diretamente com pastagem. Também foi celebrado o acordo histórico sobre açúcar na Organização Mundial do Comércio (OMC), que encerrou de forma permanente uma disputa e fortaleceu a cooperação entre Tailândia e Brasil em acordos internacionais.

A missão também foi uma oportunidade para o secretário da SCRI alinhar estratégias com os demais adidos agrícolas da região. Com o encerramento da visita à Tailândia, o Mapa reafirmou o compromisso com a expansão do setor agropecuário brasileiro nos mercados internacionais, buscando aumentar e diversificar as exportações para a ASEAN. A Tailândia se destaca como um importante parceiro estratégico para o Brasil no Sudeste Asiático, com potencial para a diversificação de exportações agrícolas.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade