Nesta quarta-feira (27), o assessor especial do ministro Carlos Fávaro, Carlos Augustin, recebeu a visita de investidores árabes interessados em conhecer o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília-DF.
O PNCPD tem como objetivo promover práticas sustentáveis que contribuam para a redução do desmatamento e o sequestro de carbono, com a meta de recuperar 40 milhões de hectares em uma década. O programa oferece condições favoráveis aos produtores que adotam boas práticas, como acesso a crédito com taxas de juros baixas.
Durante o encontro, Augustin destacou a importância do Programa para aumentar a produtividade no Brasil sem a necessidade de desmatamento, através de técnicas como o plantio direto e o uso de bioinsumos. Além disso, ressaltou a relevância dos investimentos provenientes do Oriente Médio para o financiamento de práticas sustentáveis.
O Ministério da Agricultura e Pecuária está realizando missões oficiais em países parceiros comerciais com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros para o Programa. Esses investimentos serão realizados em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A comitiva árabe contou com a presença de representantes importantes, como Vicente Cândido, Alcyr Almeida, Zayed Ben, Owaida AlQusaimi e Cheikh Abderrahmane Mohamed El Hacen. Também participaram do encontro o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), Pedro Neto, e o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária