Durante o Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), foi dado início a uma série de rodadas de conversas entre o setor privado e os adidos agrícolas brasileiros que atuam em diversos países. Esta iniciativa busca fortalecer a comunicação e ampliar as oportunidades de negócios para o agronegócio brasileiro nos mercados internacionais.
As associações representativas de diversos setores, como proteína animal, grãos, cereais, industrial e sucroenergético, estão tendo a chance de apresentar suas demandas em mais de 400 rodadas de conversas com os adidos agrícolas. Estes profissionais desempenham um papel crucial na abertura e manutenção de mercados no exterior, além de atualizarem sobre os processos de negociação em cada país em que atuam.
Recentemente, 282 novos mercados no exterior foram conquistados com a colaboração dos adidos, e as negociações em curso prometem aumentar esse número. Sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, o diálogo com as cadeias produtivas tem sido intensificado, o que está impulsionando as exportações brasileiras e a inserção de novos produtos nos mercados internacionais.
Durante o evento, também estiveram presentes representantes do MRE, da SCRI e da ApexBrasil, que deram as boas-vindas aos adidos e entidades setoriais participantes. Essa troca de informações e experiências é fundamental para fortalecer o agronegócio brasileiro e ampliar sua presença de forma sustentável no mercado global. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do e-mail imprensa@agro.gov.br.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária