O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma série de oficinas sobre as “Ações de Recuperação e Conversão de Áreas Degradadas”, com o objetivo de reunir gestores públicos e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário em Palmas (TO). O encontro buscou identificar ações e áreas prioritárias dentro dos 6 milhões de hectares com baixo e médio vigor produtivo no estado que podem ser recuperados.
Essas informações serão fundamentais para a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), alinhado com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 (Plano ABC+). O objetivo é garantir maior rentabilidade para os produtores sem comprometer a preservação ambiental.
Durante o evento, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa ressaltou a importância de reunir informações, estabelecer diretrizes e validar dados para gerar um diagnóstico preciso que atenda às necessidades do estado. Isso irá contribuir para tornar o PNCPD mais eficaz e atrair investimentos internacionais.
Por sua vez, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins elogiou a iniciativa do Mapa em reunir os atores locais para discutir a recuperação de pastagens degradadas, enfatizando a importância da colaboração entre as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura para promover a sustentabilidade na agropecuária.
O assessor técnico da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins destacou a necessidade de encontrar maneiras sustentáveis para melhorar as áreas de baixo potencial produtivo, principalmente em pequenas e médias propriedades. A oficina reuniu instituições importantes para a agricultura do estado, visando definir estratégias para potencializar ações e obter mais recursos.
O PNCPD, criado em 2023, tem como objetivo coordenar políticas públicas para a conversão de pastagens degradadas em sistemas sustentáveis. Entre as atividades previstas estão tecnologias sustentáveis, mapeamento de áreas prioritárias e financiamento para produtores rurais, entre outros. Essas iniciativas visam promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária no estado.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária