Nesta terça-feira (27), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, marcou presença na abertura do 11º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) em São Paulo. Durante o evento, o ministro ressaltou as ações do Governo Federal voltadas para o fortalecimento do setor agropecuário e a criação de oportunidades para os produtores rurais.
Durante sua apresentação, Fávaro destacou a implementação do novo Plano Safra, que conta com um investimento de R$ 400,59 bilhões este ano, proporcionando linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas aos produtores. Esse valor representa um aumento de 10% em relação ao plano anterior, tornando-o o maior da história. O ministro enfatizou que, comparando os dois Planos Safra desta gestão, houve um aumento total de 40% nos recursos, além de uma redução no custo de produção agrícola, tornando o Plano Safra aproximadamente 63% mais eficaz.
Fávaro também ressaltou a importância da retomada das relações diplomáticas para a abertura de novas oportunidades no comércio exterior, resultando na abertura de 180 novos mercados para o agronegócio brasileiro em 58 países desde 2023.
O ministro reafirmou o compromisso do governo em propor políticas para aumentar a produção de fertilizantes no país, visando diminuir a dependência de importações. Ele mencionou o compromisso do Plano Nacional de Fertilizantes, ressaltando a importância estratégica desse insumo para a segurança nacional.
Além disso, Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), destacando a relevância dos fertilizantes para atingir as metas do programa e enfatizando o compromisso com a produção e uso de biofertilizantes.
O Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que ocorre desde 2011, tem como objetivo debater temas relevantes para o agronegócio e a sustentabilidade, abordando questões como análise de mercado, gestão de negócios, práticas de ESG, inovação e perspectivas para o setor na retomada econômica. Diversos painéis temáticos estão programados para o evento, com a participação de especialistas renomados.
O Brasil, atualmente responsável por aproximadamente 8% do consumo global de fertilizantes, busca reduzir sua dependência externa nesse setor. Para alcançar esse objetivo, o governo aprovou o novo Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), com metas ambiciosas para aumentar a produção nacional e gerar oportunidades de emprego e desenvolvimento. O plano visa também promover a adoção de práticas sustentáveis e a utilização de tecnologias nacionais na produção agropecuária.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária