logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura incentiva produção de chocolates finos no Brasil para mercado nacional e internacional

COMPARTILHE

O chocolate é um dos doces mais consumidos e apreciados em todo o mundo. Para celebrar esse alimento tão querido, o Dia Mundial do Chocolate é comemorado neste domingo (7).

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), dedica-se ao fomento e pesquisa do setor cacaueiro no Brasil. Um dos focos de trabalho da Ceplac é incentivar a produção de chocolates finos de aroma, conhecidos como bean to bar ou tree to bar, que consiste na produção do chocolate a partir da amêndoa do cacau. Nesse processo, o fabricante de chocolate também é um produtor de cacau.

A Ceplac é uma das pioneiras na produção de chocolate fino de aroma no Brasil, promovendo a qualidade do cacau fino de aroma e dos chocolates bean to bar e tree to bar. Segundo a diretora da Comissão, Lucimara Chiari, o chocolate fino costuma ser feito com apenas três ingredientes: cacau ou nibs de cacau, manteiga de cacau e açúcar, com um teor de cacau superior a 50%. A receita é elaborada de acordo com o perfil de torra específico para cada lote de cacau, sem adição de conservantes, aromatizantes artificiais, gorduras transgênicas e emulsificantes.

A fabricação desses chocolates tem início após a colheita do cacau e passa por etapas como quebra, fermentação, secagem e armazenamento. A fermentação das amêndoas é uma etapa crucial, pois é nesse processo que se desenvolve o sabor e aroma do chocolate. As amêndoas fermentadas são secadas ao sol ou com auxílio de secadores artificiais, garantindo que estejam livres de contaminantes físicos, biológicos e químicos.

Os principais estados produtores de chocolates finos de aroma no Brasil estão localizados no sudeste, nordeste e norte do país, incluindo São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Pará. Para mais informações, a imprensa pode contatar o Ministério da Agricultura e Pecuária pelo e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade