O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão estratégica em Tóquio, entre os dias 4 e 6 de novembro, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar o acesso de produtos brasileiros ao mercado japonês. Essa iniciativa ocorreu em um momento simbólico, próximo de celebrar 130 anos de relações bilaterais entre Brasil e Japão, destacando o compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável.
A delegação, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, contou com o apoio da Embaixada do Brasil no Japão, do Ministério das Relações Exteriores e da ApexBrasil. Durante a missão, que teve a presença do secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Julio Ramos, foram discutidas estratégias para a expansão de exportações brasileiras, como carnes bovina e suína, melão e farinhas, bem como a regionalização em caso de ocorrência de influenza aviária.
Durante as reuniões bilaterais, autoridades brasileiras como o embaixador Octávio Côrtes e o deputado Luiz Nishimori, presidente da Liga Parlamentar de Amizade Brasil-Japão, discutiram com representantes japoneses a importância de acelerar a análise de risco para permitir que mais estados brasileiros acessem o mercado japonês para carne suína e bovina. Além disso, foi abordada a questão da regionalização das restrições relacionadas à Influenza Aviária, visando proteger as exportações brasileiras de carne de aves.
Outro ponto destacado foi a importância de concluir o Plano de Trabalho para exportação de melão. Após a recente abertura do mercado japonês para o abacate brasileiro, a liberação do melão surge como uma nova oportunidade para os produtores nacionais.
A missão também incluiu um encontro dos adidos agrícolas dos países asiáticos, com o objetivo de alinhar estratégias e explorar o potencial dos mercados da região para o agronegócio brasileiro. Na 25ª Sessão Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão, o secretário Luis Rua reforçou os atributos da agropecuária brasileira, destacando a qualidade, sanidade, sustentabilidade e complementariedade, que fazem do Brasil um fornecedor confiável para o consumidor japonês.
Essa missão reforça o compromisso do Brasil em ser um parceiro comercial confiável e promotor de segurança alimentar na Ásia. O objetivo é estreitar laços que beneficiem produtores e consumidores de ambos os países, consolidando o agro brasileiro como referência em qualidade e sustentabilidade no mercado japonês.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária