O compromisso com o desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável foi reafirmado durante o 17º Fórum Global de Alimentação e Agricultura, realizado em Berlim de 15 a 18 de janeiro. Ministros da Agricultura e autoridades de 60 países estiveram presentes, discutindo como a bioeconomia pode contribuir para uma agricultura sustentável e como alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Fome Zero até 2030.
Durante a conferência ministerial, foi formalizada uma proposta global para o desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável e transformadora, visando uma mudança de paradigma no setor. Essa proposta incentiva uma agricultura que caminha em direção a uma economia circular sustentável, baseada em recursos renováveis e que respeite os limites ecológicos, garantindo a segurança alimentar.
O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura representou o Brasil no evento e destacou as políticas públicas e iniciativas brasileiras que promovem um modelo agrícola inovador e resiliente, adaptado às mudanças climáticas e focado na segurança alimentar e na preservação da biodiversidade.
Em outro momento do evento, representantes de diferentes países conheceram as tecnologias empregadas e os resultados obtidos pelo governo brasileiro na agropecuária do país. A discussão abordou a contribuição da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável e as ações conjuntas necessárias para promover avanços globais nesse tema.
Além disso, durante o Fórum, o secretário brasileiro se reuniu com o ministro da Agricultura do Congo para discutir possibilidades de cooperação entre os dois países, especialmente na cultura do milho. A delegação brasileira contou com a participação do adido agrícola na Alemanha, do secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, e representantes de diversos Ministérios envolvidos com a agricultura e o meio ambiente.
Essa participação do Brasil em eventos internacionais reforça o papel de liderança do país na promoção de uma agricultura sustentável e inovadora, integrada aos desafios globais de segurança alimentar e desenvolvimento econômico.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária