logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura fomenta produção agrícola do DF através de Polos de Irrigação.

COMPARTILHE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), juntamente com a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (SFA-DF) e a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), está apoiando e promovendo a agricultura no DF por meio do Polo de Irrigantes.
Os Polos de Agricultura são iniciativas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) que têm como objetivo fomentar a agricultura por meio de ações de repasse de recursos para o desenvolvimento da produção, o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos para o incentivo da agricultura irrigada. O Polo de Irrigantes do DF é o 15º a ser reconhecido e sua oficialização foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (10).
A SFA-DF foi responsável pela elaboração da lista de cadastro de produtores de associações, cooperativas e federações locais que serão beneficiados pelo Polo. A criação do Polo foi oficializada em uma oficina realizada em novembro, com a presença do superintendente Aneilto Veras e do diretor de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicações Geográficas, Clecivaldo Ribeiro.
Segundo Veras, o reconhecimento do Polo de Agricultura Irrigada é um marco após 25 anos e trará benefícios tanto aos agricultores quanto ao país, possibilitando o aumento da comercialização a nível nacional da produção do DF. Ele também ressalta que novos Polos estão sendo articulados para o futuro.
Durante uma reunião de Superintendentes de Agricultura e Pecuária (SFAs) recentemente, Veras apresentou o projeto aos demais superintendentes, juntamente com a diretora de Irrigação do MIDR, Larissa Rêgo, com o intuito de expandir a iniciativa para outras regiões.
O coordenador do Polo no DF, Cristiano Varella, destaca que os Polos visam a utilização sustentável dos recursos hídricos e o desenvolvimento de novas políticas rurais, com o objetivo de dobrar a produção, aumentar a comercialização e expandir a agroindústria. Varella explica que os produtores rurais cadastrados receberão kits de irrigação, maquinários e assistência técnica por meio de parcerias com diferentes órgãos.
O próximo passo será a estruturação do Polo com a assinatura do Termo de Cooperação entre a SFA-DF e o Conselho Gestor do Polo, visando continuar promovendo o desenvolvimento da agricultura no Distrito Federal. Para mais informações, a imprensa pode contatar o Ministério da Agricultura e Pecuária por meio do e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade