Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura firma acordo inédito para utilizar créditos de carbono na apólice do seguro rural

COMPARTILHE

Recentemente, foi firmado um acordo inédito entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Conselho Nacional do Café (CNC) e a multinacional Pró Natura Internacional. Este acordo visa implementar um projeto chamado “Cafeicultura Brasileira Sustentável – Sistema de Compensação de Crédito de Carbono na Apólice de Seguro Rural no Brasil”.

O objetivo principal deste projeto é utilizar os créditos de carbono para beneficiar financeiramente os produtores que adotarem práticas sustentáveis. Isso significa que os cafeicultores brasileiros terão uma proteção financeira adicional contra os riscos agrícolas. É importante ressaltar que este trabalho conjunto entre as entidades envolvidas marca uma iniciativa inovadora.

O acordo firmado visa principalmente implantar e desenvolver a viabilidade dos ativos obtidos pelo crédito de carbono, possibilitando a redução de custos para o produtor no pré-custeio da safra. Além disso, será realizado um acompanhamento contínuo do desempenho dos produtores em relação à pegada de carbono, visando garantir a eficácia do projeto.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Risco, Jônatas Pulquério, o objetivo final do acordo é reduzir o custo da apólice do seguro rural através da compensação financeira da venda dos créditos de carbono. Com isso, busca-se implementar uma política de seguro favorável ao produtor rural, em harmonia com as boas práticas agronômicas e a mitigação das mudanças climáticas.

Após a assinatura do acordo, os estudos para a definição dos percentuais a serem abatidos sobre a apólice do seguro e o modelo deste benefício já estão em andamento. Além disso, está sendo escolhida a cooperativa que irá compor esse importante trabalho. Este projeto é mais um passo em direção à sustentabilidade e ao desenvolvimento da cafeicultura brasileira, proporcionando benefícios tangíveis aos produtores e ao meio ambiente.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade