logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura firma acordo com Chile para certificação eletrônica de produtos de origem animal

COMPARTILHE

Na terça-feira (22), o presidente da República do Chile, Gabriel Boric, esteve em visita oficial de Estado em Brasília (DF), onde se encontrou com autoridades brasileiras. Durante o encontro, foram assinados 13 acordos e memorandos entre os dois países em áreas como justiça, segurança pública, defesa, ciência, tecnologia, cultura, pesca, agricultura, pecuária e inteligência artificial.

Um dos acordos assinados foi o Acordo de Cooperação entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) e o Ministério da Agricultura do Chile (Minagri) relacionado ao uso da certificação eletrônica para o comércio de produtos de origem animal, o e-CERT Veterinário. Esse acordo visa estabelecer uma transição eficiente para a certificação eletrônica, facilitando assim os processos de desembaraço de mercadorias entre os dois países.

O secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, representou o Ministério na cerimônia de assinatura dos acordos e destacou a importância desse passo na transformação digital e na segurança alimentar, ressaltando o compromisso dos países com a inovação e a transparência.

Além disso, o intercâmbio de dados de certificação eletrônica seguirá normas internacionais pertinentes para garantir a segurança e eficiência do processo. Essa parceria busca fortalecer o posicionamento do Mercosul em temas estratégicos, como a produção e exportação de proteína animal.

As relações entre Brasil e Chile são marcadas pelo dinamismo do intercâmbio comercial e empresarial, com investimentos bilaterais que crescem a cada ano. O intercâmbio comercial entre os dois países no primeiro trimestre de 2025 foi de cerca de US$ 2,7 bilhões, com o Brasil exportando principalmente óleos brutos de petróleo, carnes, automóveis e tratores.

A visita de Boric ao Brasil reforça a cooperação bilateral e a importância da integração regional diante de um cenário global desafiador. Com a nova rota bioceânica em desenvolvimento e esforços para manter mercados abertos, o Chile busca parcerias estratégicas para impulsionar seu crescimento e garantir estabilidade econômica.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade