Nesta terça-feira (1), os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estiveram presentes na cerimônia de início das obras de expansão e modernização do Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin (SBSO), em Mato Grosso. O investimento total previsto para a qualificação do terminal é de mais de R$ 104 milhões.
O ministro Fávaro ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a criação de oportunidades na região de Sorriso, destacando que o projeto faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Mato Grosso.
Por sua vez, o ministro Silvio Costa Filho enfatizou que os investimentos de mais de 100 milhões de reais visam melhorar a infraestrutura do aeroporto de Sorriso, ampliando sua capacidade e garantindo maior segurança para a aviação, além de otimizar a logística para o turismo de negócios e lazer na região.
A gestão do aeroporto de Sorriso está sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) desde dezembro de 2023, com o objetivo de realizar melhorias nas instalações. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o primeiro semestre de 2026, possibilitando o recebimento de aeronaves de maior porte, como B737-800 e A320.
O aeroporto de Sorriso passará por intervenções que incluem a reforma e ampliação do pátio de aeronaves, a construção de novas pistas de taxi e acessos, bem como a melhoria da cerca operacional e do estacionamento de veículos. Além disso, está previsto o lançamento de um novo edital para reforçar e ampliar a pista de pouso, entre outras melhorias.
O ministro Silvio também mencionou as negociações em andamento para a internacionalização do aeroporto de Cuiabá, o que será fundamental para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso. O ministro Fávaro destacou as oportunidades do setor agropecuário geradas pelas boas relações diplomáticas do governo, resultando na abertura de novos mercados no cenário internacional.
Em suma, as obras no Aeroporto Regional de Sorriso Adolino Bedin visam aprimorar a infraestrutura, proporcionando melhores condições de operação, segurança e comodidade para os usuários, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária