Na tarde de terça-feira, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o ministro Carlos Fávaro se reuniu com representantes do Corpo de Bombeiros para discutir estratégias de combate aos incêndios florestais em propriedades rurais.
Durante a reunião, o Tenente Coronel QOC Diego Alves Batista, secretário-executivo do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), e o Coronel BM Aluisio Metelo Júnior, futuro presidente do Comitê de Gestão dos Incêndios Florestais do Brasil, destacaram a importância do papel dos bombeiros na proteção das áreas atingidas pelo fogo. Eles também ressaltaram a importância de parcerias para ampliar as ações dos bombeiros.
O ministro Fávaro enfatizou as medidas que já estão sendo implementadas pelo Mapa. Recentemente, foi aprovado o remanejamento de recursos do Programa de Financiamento a Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) do Plano Safra 2024/2025 para oferecer uma linha de crédito com juros reduzidos e prazos mais longos para os produtores rurais afetados pelos incêndios que desejam investir na recuperação das áreas atingidas.
Além disso, o Mapa está adquirindo caminhões pipa equipados com bombas para combate a incêndios, que poderão ser disponibilizados para estados, municípios e consórcios. Esses recursos ajudarão na agilidade do combate aos incêndios.
Uma nova linha de crédito, com juros baixos, está sendo desenvolvida para que os produtores rurais possam investir em equipamentos de combate a incêndios. O ministro destacou a importância da parceria com o Corpo de Bombeiros para capacitar e treinar brigadas mistas para atuar nas ações de contenção.
Diante do aumento significativo de queimadas em 2024 em comparação com o ano anterior, os participantes ressaltaram a necessidade de ações conjuntas para enfrentar os incêndios florestais em todo o país. As mudanças climáticas foram apontadas como um fator que tem contribuído para a propagação dos incêndios.
Uma nova reunião será realizada com a participação do Mapa, Corpo de Bombeiros e representantes de secretarias de Meio Ambiente para apresentar propostas de trabalho conjunto no combate aos incêndios florestais no Brasil.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária