logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura determina recolhimento de ração para equinos após mortes relacionadas a produtos da Nutratta.

COMPARTILHE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a determinação de recolher todos os produtos voltados para equídeos fabricados pela empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda., com data de fabricação a partir de 21 de novembro de 2024, em todo o território nacional. Essa ação foi motivada pelo fato de a empresa estar sob investigação devido à suspeita de que seus produtos possam representar um risco à saúde animal, levando à suspensão da comercialização.

Desde o início da investigação, em 26 de maio, foram documentadas 122 mortes de equinos em diversos municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas. Além desses casos, há 36 óbitos adicionais que ainda não foram investigados. Em todos os casos até agora analisados, os proprietários relataram que os animais consumiram rações produzidas pelo mesmo fabricante.

De acordo com a legislação vigente, conhecida como Lei do Autocontrole, a responsabilidade pela adoção de medidas corretivas imediatas recai sobre o fabricante, o que inclui o recolhimento dos lotes que possam estar comprometidos. O Mapa está realizando uma série de ações de campo, que envolvem necropsias, coleta de amostras e levantamentos detalhados nas propriedades onde ocorreram os casos. O objetivo é identificar, de forma técnica, os fatores que possam estar relacionados às mortes dos equinos.

É importante ressaltar que as atividades de fiscalização não eximem a empresa de suas responsabilidades legais, conforme estipulado pela legislação. Para contribuir com o andamento das investigações, é fundamental que as comunicações forneçam informações detalhadas, incluindo o local do ocorrido, total de animais envolvidos e o lote da ração consumida.

O Mapa reforça seu compromisso com a proteção da saúde animal e com a segurança da cadeia produtiva agropecuária no Brasil, enfatizando a importância de manter altos padrões de qualidade e segurança na alimentação dos animais. Todos os esforços estão sendo feitos para esclarecer a situação e mitigar os riscos associados a essa questão.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade