logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura define novos preços mínimos para produtos da safra de verão

COMPARTILHE

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a atualização dos preços mínimos para os produtos de verão e regionais da safra 2024/2025 e 2025. Esses valores servirão como referência nas operações relacionadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que busca assegurar uma remuneração mínima aos produtores rurais.

Os novos preços foram estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional, a partir da proposta do Mapa e da Conab. A Portaria n° 700, que traz as atualizações, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16).

Dentre as culturas que tiveram seus valores atualizados estão milho, soja, sorgo, algodão, arroz, borracha, cacau, feijão, leite, mandioca, entre outras. Essa medida abrange todas as regiões do país e terá validade de julho deste ano até dezembro de 2025.

Para determinar os novos preços, a Conab considerou os custos variáveis de produção e as condições de mercado. Os ajustes na tabela variam entre -11,86% (para a soja, a nível nacional) e 14,71% (para o cacau no Centro-Oeste e Norte). Para o arroz, a variação foi de 5% a 10%, dependendo da região.

O PGPM é um programa que atualiza anualmente os preços mínimos e é responsabilidade da Conab propor os valores. Essas propostas levam em conta vários fatores que influenciam nas cotações dos mercados interno e externo, assim como os custos de produção.

Os preços mínimos são estabelecidos antes do início da safra seguinte, indicando aos produtores qual a remuneração mínima garantida pelo Governo Federal. Caso os preços de mercado fiquem abaixo dos preços mínimos, o governo pode intervir adquirindo ou subvencionando os produtos agrícolas afetados.

Para mais informações, contate a imprensa através do e-mail imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade