logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura atualiza medidas de emergência em propriedades afetadas por Influenza A no Brasil

COMPARTILHE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou que as ações previstas no Plano de Contingência estão sendo executadas com eficácia nas áreas afetadas por uma recente emergência sanitária. Em um raio de 10 km do foco identificado, as vistorias em propriedades estão progredindo rapidamente, com as inspeções já concluídas em 29 das 30 propriedades rurais na área perifocal, prevista para ser integralmente visitada até o final do dia.

Na zona de vigilância, que abrange uma extensão de 7 km a partir do raio de 3 km, até o momento, 238 das 510 propriedades foram inspecionadas. Durante esse processo, foi registrada apenas uma investigação suspeita em uma propriedade de subsistência na área perifocal, que está sendo acompanhada com atenção. Vale ressaltar que essa suspeita não representa risco para o comércio internacional ou para a segurança alimentar dos produtos examinados.

As amostras coletadas durante a investigação estão a caminho do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, onde serão processadas nas próximas horas, com a expectativa de que os resultados preliminares estejam disponíveis até o final do dia seguinte.

Dentro da propriedade foco, já foram realizados os procedimentos de descarte de todas as aves e ovos, e um trabalho de limpeza e desinfecção das instalações está em fase de execução. O Mapa também informa que, com relação às barreiras de controle de trânsito de animais e desinfecção, 5 das 7 barreiras de bloqueio e 4 das 6 barreiras de desinfecção já estão operando, com a meta de completar essa instalação até amanhã.

No contexto das vistorias, outra propriedade em Aguiarnópolis, no estado de Tocantins, está sendo investigada. A análise inicial das amostras coletadas revelou a presença de Influenza A, embora, com base em características epidemiológicas e laboratoriais, a probabilidade de alta patogenicidade seja considerada baixa. A vigilância e as medidas de controle estão sendo rigorosamente mantidas para assegurar que a situação permaneça sob controle.

O Mapa destaca que a realização de investigações desses casos é uma prática comum no âmbito da Defesa Agropecuária. E enfatiza que, em situações de emergência, o sistema se torna mais sensível, o que pode aumentar temporariamente o número de investigações, demonstrando a robustez e a capacidade de resposta do Brasil nesse setor. Todas as ações são realizadas com eficiência e transparência.

Para mais informações, a imprensa pode contatar: imprensa@agro.gov.br.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade