Uma empresa de São José do Rio Preto (SP) que monta cestas de alimentos passou por fiscalização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no dia 21 e teve 1.332 pacotes de 5 quilos de arroz apreendidos devido a irregularidades nas embalagens. Uma análise fiscal realizada constatou que os grãos correspondiam ao tipo 5, enquanto nas embalagens estava indicado como tipo 1. Além disso, durante a mesma operação, o Mapa também apreendeu dois lotes de arroz totalizando 2.418 pacotes de 5 quilos, somando 12.090 quilos, embalados por outra empresa, estabelecida no Rio Grande do Sul.
Os dois lotes de arroz foram retirados das prateleiras e depósitos, totalizando 18,75 toneladas do alimento. Um lote apresentava-se como tipo 3 e o outro como “fora de tipo”, o que indica a presença de grãos quebrados, picados e de qualidade inferior. Estes casos de fraude ao consumidor foram divulgados somente recentemente, após a finalização do laudo comprovando as irregularidades.
Os lotes de produtos apreendidos serão substituídos por produtos conformes pelas empresas responsáveis. Elas terão a oportunidade de apresentar defesa durante o processo administrativo fiscal. As empresas serão submetidas às penalidades previstas na legislação vigente.
O Ministério da Agricultura incentiva os consumidores a denunciarem produtos de qualidade duvidosa através da plataforma “Fala BR”, disponível no site do Mapa. A fiscalização foi realizada com foco na qualidade dos produtos de origem vegetal e contou com a participação do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov) da Superintendência do Mapa em São Paulo.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária