logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura amplia mercados internacionais e fortalece setor agropecuário brasileiro

COMPARTILHE

Desde que o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assumiu o cargo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem realizado diversas missões internacionais em 44 países com o objetivo de aumentar as relações comerciais internacionais. Esse esforço tem resultado na abertura de novos mercados para os produtos da agropecuária brasileira. Em menos de dois anos, o Brasil já conquistou a abertura de 281 mercados.
O Brasil se destaca como o maior exportador de carne bovina do mundo, com quase 160 destinos, sendo os principais importadores China, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Hong Kong e Chile. Recentemente, foram retomadas as exportações de carne bovina para o México e novos produtos foram incluídos nos mercados de Singapura, República Dominicana, Japão, Peru, El Salvador, China, Chile, Israel, além de novos frigoríficos habilitados para a China e acordos prévios com Chile, Reino Unido, Singapura, Cuba, Filipinas e Egito.
O Brasil também é o maior exportador e terceiro maior produtor de carne de frango, acessando 153 mercados em todo o mundo. Houve ampliação de mercados no Reino Unido, nas Filipinas, no Chile, em Singapura, em Cuba, novas plantas habilitadas para a China, além de manutenção de acordos no México e novas habilitações na África do Sul.
O ministro Fávaro enfatizou a importância do setor agropecuário para a economia brasileira e destacou as conquistas na balança comercial. Com o aumento da presença da representação agrícola brasileira no exterior, o Mapa instituiu 11 novos postos neste ano, totalizando 40 adidos agrícolas ao redor do mundo.
Apesar do baixo percentual de exportações para a União Europeia, Fávaro ressaltou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia trará benefícios mútuos e recíprocos para ambas as partes, fortalecendo a indústria do bloco europeu e do Mercosul.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade