Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, se reuniram durante o G20 Agro e assinaram um Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal. Esta parceria abrange diversas áreas, como o desenvolvimento da pecuária, saúde animal, fomento à horticultura e gestão sustentável do agronegócio, incluindo a genética, biotecnologias, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.
O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia neste acordo, afirmando que ele abrirá caminho para avanços comerciais benéficos para ambos os países. Por sua vez, o ministro Mammadov ressaltou a relevância da cooperação com a Embrapa, enfatizando a importância da pesquisa sobre mudanças climáticas.
Além disso, os ministros mencionaram a realização da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) que acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão. Este evento foi destacado como um marco importante, preparando o caminho para a COP30 em 2025, que será realizada em Belém, no Pará.
A assinatura do memorando representa um compromisso sólido entre os dois países no desenvolvimento da agricultura, saúde animal e pesquisa, visando avanços tecnológicos e comerciais. A cooperação internacional é essencial para enfrentar os desafios do setor agrícola e promover práticas sustentáveis em todo o mundo.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária