logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Mapa apresenta ações para recuperação de pastagens degradadas em nove estados brasileiros

COMPARTILHE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou um encontro, reunindo gestores públicos e representantes de entidades de nove estados do Brasil, para apresentar os resultados das oficinas do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Durante o evento, foi discutido o potencial de recuperação e conservação de pastagens degradadas no país, assim como as propostas de ações e áreas definidas nas oficinas realizadas.

O objetivo do programa é recuperar e converter 40 milhões de hectares de pastagens em todo o país, visando aumentar a rentabilidade dos produtores sem prejudicar o meio ambiente. A discussão no encontro permitiu ao Mapa traçar estratégias para captação de recursos e parcerias internacionais, buscando implementar o PNCPD de maneira eficaz nos nove estados participantes.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa destacou a importância do PNCPD e ressaltou a aderência do programa às estratégias do ministério. Ele também enfatizou a participação dos parceiros e o entendimento do potencial de recuperação em cada estado, subsidiando a estruturação do programa e a ampliação de estratégias de adaptação às mudanças climáticas.

O programa tem como objetivos principais aumentar a produção brasileira através da recuperação de áreas de pastagens de baixa produtividade e promover uma produção agrícola e pecuária sustentável. Em parceria com a Embrapa, estão sendo criados protocolos de boas práticas para possibilitar uma produção com baixa emissão de carbono.

O evento foi realizado em parceria com diversas entidades como o Instituto Cidadania e Sociedade, o Centro de Inteligência e Governança de Terras e Desenvolvimento Sustentável, a Consultoria Agroícone, a Esalq/GPP, o Olab e o Colab. O PNCPD, criado em dezembro de 2023, visa promover políticas públicas para a conversão de pastagens degradadas em sistemas sustentáveis de produção agropecuária e florestal, por meio da adoção de tecnologias sustentáveis, mapeamento de áreas prioritárias e financiamento a produtores rurais.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade