logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inmet divulga prognóstico climático para o outono de 2025 em parceria com o Inpe.

COMPARTILHE

O outono no Hemisfério Sul está previsto para iniciar no dia 20 de março de 2025, às 06h01min, e terminar em 20 de junho, às 23h42min (horário de Brasília). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o outono é considerado uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central.

Durante o outono, as chuvas costumam ser mais escassas no interior do Brasil, especialmente no semiárido nordestino. No entanto, ainda são registrados volumes significativos de chuva sobre a porção norte das Regiões Norte e Nordeste, devido à atividade convectiva tropical e à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, também há incursões de massas de ar frio, principalmente originárias do sul do continente, que causam queda nas temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante o outono, é comum ocorrerem fenômenos adversos como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, geadas nas regiões Sul e Sudeste, em Mato Grosso do Sul, neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, bem como friagens no sul da Região Norte, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e até mesmo no sul de Goiás.

O Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950. Para mais informações sobre o prognóstico climático do outono de 2025 em todas as regiões do Brasil, acesse o site do Inmet.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade