logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inmet celebra 115 anos e lança novo Planejamento Estratégico até 2031, diz ministro da Agricultura.

COMPARTILHE

Este mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está comemorando 115 anos de existência. Criado em 1909 com o objetivo de agregar valor à produção no Brasil por meio de informações meteorológicas, o Inmet desempenha um papel essencial para o país diante dos desafios das mudanças climáticas.

Para marcar a data, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou o novo Planejamento Estratégico para o período de 2025 a 2031 do Instituto. O objetivo é modernizar o órgão e fortalecer sua relevância para o Brasil e todos os brasileiros.

O novo planejamento prevê três pontos principais: ampliação da utilização de dados meteorológicos na agropecuária e no suporte à tomada de decisão no campo; reformulação da comunicação dos produtos e serviços prestados pelo Inmet; e fortalecimento da pesquisa aplicada e inovação dos processos e serviços.

Para alcançar esses objetivos, o Mapa publicou portarias para fortalecer estrategicamente institucional o Inmet e promover a transformação dos Distritos Meteorológicos em 27 novos Serviços de Apoio Meteorológicos, totalmente integrados às Superintendências de Agricultura e Pecuária. Além disso, está prevista a incorporação de 80 novos servidores para renovar o quadro de colaboradores do Inmet.

Com um investimento de R$ 150,1 milhões previsto para o próximo ano, o Instituto busca se posicionar como uma das melhores instituições de meteorologia da América Latina, conforme afirmou o diretor do Inmet, Naur Teodoro.

Essas ações visam garantir uma previsão climática eficiente e moderna, contribuindo para o enfrentamento das mudanças climáticas e para o apoio às políticas públicas do setor. O Inmet segue desempenhando um papel crucial no fornecimento de informações meteorológicas confiáveis para a sociedade brasileira.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade