logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Exportações do agro brasileiro atingem segundo maior valor da série histórica para janeiro.

COMPARTILHE

O setor agropecuário brasileiro teve um início promissor em 2025, com a abertura de 24 mercados internacionais. As exportações de produtos agropecuários atingiram o valor de US$ 11,0 bilhões em janeiro, o que representa o segundo maior montante da história para este período. Setores estratégicos do agronegócio apresentaram um crescimento significativo em produtos chaves, com avanços consideráveis na diversificação de mercados.

Apesar da redução nas exportações de soja, milho e do complexo sucroalcooleiro, a valorização de algumas commodities exportadas pelo Brasil contribuiu para os resultados do mês. Houve um aumento de 5,3% no índice geral de preços, refletindo a alta nas cotações internacionais de produtos como café, celulose, carnes, suco de laranja e cacau. Seis setores ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão em exportações no mês, sendo eles: carnes, produtos florestais, café, complexo soja, complexo sucroalcooleiro e cereais, farinhas e preparações.

O Brasil segue expandindo sua presença em nichos estratégicos do mercado internacional, com destaque para o crescimento das receitas nos setores de fibras e produtos têxteis, fumo e seus produtos, e sucos.

Alguns dos destaques positivos incluem recordes históricos em produtos-chave como o café verde, celulose, algodão e carne suína. Além disso, novos mercados e oportunidades estão surgindo para o agro brasileiro, resultado da diversificação de mercados conduzida pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa. Países como Paquistão, Bangladesh e Turquia se destacaram como importantes parceiros comerciais.

O Brasil também tem se destacado na exportação de produtos não convencionais, como sebo bovino, óleo essencial de laranja e gergelim. A conquista de novos mercados e o aumento das exportações de frutas brasileiras também têm impulsionado o setor agropecuário. O país tem investido em ferramentas como o AgroInsights e o Passaporte Agro para ampliar as exportações e diversificar os destinos de seus produtos no mercado internacional.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade