O Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas, foi palco da chegada dos carros que irão participar do Grande Prêmio Brasil de Fórmula I que acontecerá no Autódromo de Interlagos no próximo final de semana. Além dos veículos de corrida, as aeronaves que trouxeram as máquinas também transportaram uma carga de frutas brasileiras destinadas à exportação.
A Responsável pelo sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) de Viracopos, Rita Lourenço, destacou a importância do setor agropecuário e a utilização das aeronaves para ampliar as exportações. O Vigiagro, vinculado à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realiza inspeções e fiscalizações nos produtos agropecuários que entram e saem do país, garantindo a segurança da produção nacional ao evitar a entrada de pragas e doenças.
No último domingo, foram exportadas cargas de manga, mamão, limão e gengibre para destinos como Amsterdã, Lisboa e Paris, totalizando 110.601 quilos. O processo logístico de envio dessas frutas não requer câmaras frias, apenas inspeções de qualidade e sanidade antes do embarque. Todo o procedimento é realizado de forma ágil para garantir a rápida acomodação das frutas nos paletes aeronáuticos.
O transporte das cargas é feito de forma sincronizada, com os caminhões descarregando as frutas pela manhã e as aeronaves partindo com as cargas durante a madrugada. Rita ressaltou a importância da equipe do Mapa atuar de forma coordenada para garantir o sucesso do processo. O movimento no aeroporto aumenta significativamente nos dias que antecedem o Grande Prêmio Brasil de Fórmula I, devido à demanda de exportação de frutas da região.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária